Anuncie

Fale Conosco

Home

Quem Somos

Sala de Bate Papo

Veja em "Cultura" um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo.
História do Brasil, São Paulo e do Bairro (recomendadas para pesquisa escolar).

 
Revistas
 
 

 

Éssas, notícias, foram extraidas da Revista "ViverCidades".


Notícias
RENASCENTISTAS
05/11/2004

· 1 X 0: O Projeto de Lei 347/04, que regulamenta o exercício da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, e cria o Conselho Federal de A & U ultrapassou o primeiro obstáculo legislativo. Está pronto para discussão na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, com parecer favorável do Relator, Senador Eduardo Azeredo.

· Aprovada, no Estado do Rio de Janeiro, a Lei 1.209/04, do Deputado Gilberto Palmares que torna gratuito o estacionamento – até 6 horas de permanência – em shoppings e hipermercados, desde que efetivadas compras no valor de 10 vezes o valor da taxa. A permanência eventual – até 20 minutos – também é gratuita, com ou sem consumo.
Permitido estacionar (até 6 horas), mas, só com compras.
Imagem: Alberto Taveira

· O VIII Congresso de Metropolis acontecerá em Berlin, entre 11 e 15 de março próximos. Maiores informações no site www.metropolis2005.org.

· Cesar Pelli é o autor da Cidade da Moda, em Milão, um conjunto de edifícios que abrigará empresas do setor. Não confundir com 'cidade na moda'.
Cidade da Moda, arquiteto Cesar Pelli.
Imagem: El Clarin

· O 'pepino erótico' de Norman Foster, conhecido na Inglaterra como 'Gherkin' – edifício-sede da empresa de resseguros Swiss Re – acaba de ganhar o RIBA's Stirling Prize, mais importante prêmio de Arquitetura das Ilhas Britânicas.

· Restaurado o Cine Palácio, na Cinelândia, Rio de Janeiro, obra neo-mourica (1906) do arquiteto Adolfo Morales de los Rios (1858-1928), um dos 'grandes' da Belle Époque carioca. Assina a recuperação o jovem arquiteto Rodrigo Azevedo.

· F. L. Wright só construiu 2 edifícios altos ao longo dos seu 70 anos de atividade profissional: um na cidade de Racine e outro em Bartlesville, nos EUA. Em compensação, projetou em 1956 uma torre, denominada Illinois, com uma milha de altura (~1.609 m / ~400 andares), e que abrigaria 100.000 pessoas. Propunha, ainda, que seu elevadores fossem movidos a... energia atômica !

Frank e a Illinooooooois.
Imagem: www.arch.mcgill.ca

· Até 2020 as florestas da América Latina estarão reduzidas a apenas 47% do território. Quem informa é a FAO/ONU.

· Israel demoliu, nos últimos 4 anos, 2.500 casas na Palestina ocupada, deixando no sereno 16.000 sem-teto. Quem informa é a ONG Human Rights Watch. Maiores detalhes no site www.hrw.org.

· Inaugurado, no Cairo, Egito, o luxuriante Parque Azhar. É a maior área verde projetada na cidade nos últimos 100 anos. Bancou-a a Fundação Aga Khan.
Parque Azhar.
Imagem: Jean-Claude Aunos/Getty Images, para The New York Times

· Abolida a escravatura na Fazenda Mutran, em Marabá-PA. O latifúndio foi multado em RS$ 1,3 milhões pelo Ministério Público do Trabalho, desapropriado pelo Governo Federal e destinado à reforma agrária. Flagrou-se nas senzalas locais condições de trabalho degradantes e danos ao meio ambiente. O castanheiro-feitor escafedeu-se.


· Chicago retorna ao 'less is more'. Após décadas de modismos, a nova sensação na cidade são os edifícios de apartamentos em estilo... moderno ! Como o Contemporaine, assinado por Ralph Johnson, titular do escritório Perkings & Will
.
Contemporaine Building, arquiteto Ralph Johnson
Imagem: William Zbaren for The New York Times
.

· Bons tempos: a primeira embaixada norte-americana no mundo foi instalada em... Tanger, no islâmico Marrocos, país que já em 1789 reconhecera a independência da jovem nação. O edifício foi doado ao governo ianque, em 1821, pelo sultão local Moulay Suliman. Hoje, os EUA mantêm relações diplomáticas com 186 governos, cabendo aos mariners a defesa de 166 bunkers-embaixadas ao redor do globo. E o projeto e a construção das mesmas são regulados pelo Secure Embassy Construction and Counterterrorism Act. Tudo isto está no livro Building Diplomacy: the architecture of american embassies.
A antiga Embaixada Americana, atual
Tangier American Legation Museum Society - TALMS
.
Imagem: www.maroc.net

· Aprovado pela Duma russa o Protocolo de Kyoto. Se confirmado pela Câmara Alta e assinado por Putin, o acordo patrocinado pela ONU, que reduz as emissões de 6 gases causadores do efeito estufa, finalmente entrará em vigor. A Federação Russa será a 124ª nação a ratificá-lo. Os EUA são os únicos turrões de peso que não querem aderir. Preferem morrer sufocados.

· De vento em popa o Programa Habitacional brasileiro: iniciadas as obras de reforma do Palácio do Alvorada !

Alvorada, lá no morro, que beleza, ninguém chora não há tristeza, ninguém sente dissabor... (Cartola, Carlos Cachaça e Herminio Bello de Carvalho).
Imagem: geocities.yahoo.com.br/poesiasnossas/Alvorada.jpg

· Há esperanças: Lakshmi Mittal , o bilionário indiano que está criando a maior siderúrgica do mundo – Mittal Steel / 6% da produção mundial de aço – começou seus negócios no... Casaquistão !

· A recém-criada Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus, no município de Rio das Ostras-RJ abrigará o terceiro 'acampamento' mundial do programa de educação ambiental da Fundação Jacques Cousteau. Os outros dois ficam na California e no Havaí. Quem semeia, colhe.

· A pérgola fotovoltaica do Fórum de Barcelona, projeto de Martínez Lapenã & Elías Torres, ganhou um prêmio da Bienal de Veneza. Houve um tempo em que usinas geradoras de energia não eram consideradas 'Arquitetura'.
Esse é mais um exemplo de Arquitetura chocante !
Imagem: www.arcoweb.com.br

· Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras, o Brasil ocupa a 66ª posição no ranking mundial da liberdade de imprensa. Uma missão pedagógica, com instrutores de Timor Leste (57º colocado) e Cabo Verde (38º) é aguardada em Brasília. Nas 3 primeiras posições figuram a Dinamarca (1º), Finlândia (2º) e Islândia (3º). No rabo da lista, Coréia do Norte (167º), Cuba (166º) e Mianmar, antiga Birmânia (165º). Os EUA paga mico em 22º.

· Em Petra, na Jordânia, as construções foram cavadas diretamente na rocha. Você sabia ?
Mosteiro (na pedra) em Petra.
Imagem: Alberto Taveira, intervenção sobre imagem de www.rotasdovento.com

· Restaurada a Catedral de Valença, no Vale do Paraíba, Estado do Rio de Janeiro. A região é uma mina para o Patrimônio Histórico: fazendas de café, quilombos e outro bens culturais.

· A Cidade Proibida de Pequim, construída pela Dinastia Ming, em 1420, está sendo completamente restaurada. Ali residiram os 24 últimos imperadores chineses. Sete milhões de turistas/ano visitam o monumento. As dinastias caem, mas a Arquitetura fica em pé.
É proibido proibir... a beleza.
Imagem: www.openflows.org

Cortezia da Revista "ViverCidades" www.vivercidades.org.br

Voltar

 

Serviços


Alimentação
Autos
Casa & Construção
Cursos
Compras
Escolas
Festas e Eventos
Saúde e Beleza

Outras Categorias

O Site



Participe

Envie suas sugestões

Utilidades
Classificados
Dicas p/ o Computador
Downloads de fotos
Empregos
Endereços OnLine
Endereços Úteis
Eventos do Bairro ------>>>
Gifs Animados
Cultura -------->>>>
Artigos
Entrevista
Revistas
Receitas
HORÓSCOPO

"Como fazer a coisa certa no momento certo". Veja mais...