Anuncie

Fale Conosco

Home

Quem Somos

Sala de Bate Papo

Veja em "Cultura" um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo.
História do Brasil, São Paulo e do Bairro (recomendadas para pesquisa escolar).

Noticias Neogóticas
 
 

O artigo editado e figuras, são uma cortesia da Revista "ViverCidades".
 
 


NEOGÓTICAS

14/01/2005

· Fundada em 1290 pelo rei D. Dinis, a Universidade de Coimbra se prepara para, daqui a três anos, candidatar-se ao título de Patrimônio Mundial, concedido pela UNESCO. A candidatura inclui, além dos edifícios, monumentos e urbanismo do campus, outros elementos culturais como as tradições acadêmicas, o hino da Universidade, as repúblicas, o cerimonial, os trajes dos docentes e as funções pitorescas de alguns funcionários, como os archeiros. Foi ali que se consolidou a Língua Portuguesa. Não fosse Coimbra, falaríamos hoje galego ou castelhano.


Coimbra é uma lição / de sonho e tradição. / O lente é uma canção / e a lua a faculdade. /
O livro é uma mulher / só passa quem souber / e aprende-se a dizer / Saudade ...
(Coimbra, fado de Raul Ferrão e José Galhardo).
Imagem: Alberto Taveira, intervenção sobre imagens de www.veiga.chv & www.prelo.com

· Iniciadas as obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Monserate (1618-41), no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, uma das mais importantes obras da Arquitetura seiscentista no Brasil. Maneirista por fora e barroca por dentro, projetou-a o engenheiro militar Francisco Frias de Mesquita. A faxina custará R$ 3 milhões, um terço bancado pelo BNDES.


Nossa Senhora, olhai pela restauração !
Imagem: Divulgação.

· Realizada, no Rio de Janeiro, a III Conferência Internacional sobre Desenho Universal, reunindo 800 arquitetos, engenheiros e designers de 64 países. Segundo os participantes do evento, o Rio é uma cidade linda mas inacessível para os portadores de deficiência. Ônibus, barcas, metrô e táxis não estão adaptados. O grupo tentou visitar o Pão de Açúcar, o Sambódromo, o Hospital da Lagoa e a praia de Ipanema, encontrando barreiras por toda parte. O encontro foi promovido pela ONG Centro de Vida Independente.


Rio: Cidade Maravilhosa, mas, inacessível para os deficientes !
Imagem: www.designfor21st.org

· É de 7.223.000 de moradias o déficit habitacional no Brasil, segundo dados divulgados pelo MinCid. Faltam 5.470.000 habitações decentes nas cidades e 1.752.000 no campo. Os dados, especificados por município e micro-região, estão no livro Déficit Habitacional no Brasil: municípios selecionados e microrregiões geográficas, lançado em dezembro passado. Podem ser acessados também em http://www.cidades.gov.br/deficithabitracional.htm.

· A estrada BR 101 (trecho Rio-Campos) será brevemente privatizada e ganhará 5 novos pedágios. Assim, quem sair do Rio em direção a Cabo Frio e Região dos Lagos, uma viagem de ~120 km, será tri-pedagiado: Ponte Rio-Niterói, Manilha e Via Lagos. Rumo ao tetra !

· Brasil Urbano (Edesio Fernandes e Márcio Moraes Valença, org.; Editora Mauad) é uma coletânea de artigos publicados originalmente na revista inglesa Geoforum, entre eles "Revisitando a revitalização urbana no Rio de Janeiro: do projeto urbano à gestão urbana", de Claudio Acioly Jr.; "Melhoria física e integração social no Rio de Janeiro: o caso do Favela Bairro", de Jorge Fiori, Elizabeth Riley & Ronaldo Ramirez; e "Paradoxos da modernidade: o Rio de Janeiro do período joanino, 1808-1821", de Luciana L. Martins & Mauricio A. Abreu.


Imagem: Divulgação

· Os recordes de visitação da Revista ViverCidades, até 4 de dezembro de 2004 foram os seguintes: hits totais: 204.001 (bi-semana encerrada em 25/09/04); visitantes únicos: 13.257 (bi-semana encerrada em 20/11/04); page views: 37.757 (bi-semana encerrada em 25/11/04; e pico de visitação em um único dia: 2.100 (bi-semana encerrada em 28/08/04). Obrigado leitores !

· Inaugurada o Viaduto de Millau, na França, o mais alto do mundo. As obras foram executadas em apenas 3 anos mas o projeto consumiu dez ! Construído sobre o Rio Tarn, a obra alcança 343 m de altura – 19 a mais que a Torre Eiffel – e suportará ventos de até 250 km/h. Assina o projeto o arquiteto britânico Norman Foster.


O superlativo viaduto parece obra dos tempos do Brasil-Grande, mas é na França.
Imagem: viaduc.midilibre.com

· Um ônibus movido a hidrogênio, que emite pouco ruído e só expele vapor d'água, está sendo projetado no Laboratório de Hidrogênio da COPPE/UFRJ. Um protótipo experimental começa a rodar ano que vem. Já existem 80 modelos semelhantes sendo testados no mundo.

· A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6994/02, de autoria do Deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que torna crime o exercício sem habilitação das profissões de engenheiro, arquiteto ou engenheiro agrônomo. O projeto estabelece pena de seis meses a dois anos de detenção para quem infringir a lei. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, posteriormente, irá a plenário.

Cana neles !
Imagem: Alberto Taveira, intervenção sobre imagem de www.wqcortico.hpg.ig.com.br


Voltar

 

Serviços


Alimentação
Autos
Casa & Construção
Cursos
Compras
Escolas
Festas e Eventos
Saúde e Beleza

Outras Categorias

O Site



Participe

Envie suas sugestões

Utilidades

Classificados
Dicas p/ o Computador
Downloads de fotos
Empregos
Endereços OnLine
Endereços Úteis
Eventos do Bairro--->>>
Gifs Animados
Cultura-------->>>
Artigos
Entrevista
Revistas
Receitas
HORÓSCOPO